terça-feira, 8 de janeiro de 2008

80 anos de história

Tárcio Cacossi

O Bragantino completa neste dia 8 de janeiro 80 anos. Sem dúvida, o Massa Bruta, como é chamado pelos torcedores, é um dos clubes mais vitoriosos do interior de São Paulo. Os títulos comprovam que o clube tem história. Dentre os mais importantes estão:
1989 - Campeão Brasileiro da Série B
1990 - Campeão Paulista
2007 - Campeão Brasileiro da Série C.

Além desses títulos, o vice-campeonato do Brasileirão de 1991, ante o São Paulo de Telê Santana, também é lembrado com muito carinho pelos bragantinos. Na época, o técnico do alvinegro era Carlos Alberto Parreira, que em 1994 seria tetra-campeão mundial comandando a Seleção Brasileira na Copa do Mundo dos EUA.

O Braga também foi o responsável pela afirmação de Vanderlei Luxemburgo como um dos principais técnicos do futebol brasileiro desde 1990, com a conquista do Campeonato Paulista daquele ano contra o Novorizontino de Nelsinho Batista.

Além dos renomados técnicos, o Bragantino revelou inúmeros jogadores ao futebol brasileiro e mundial no período de 1988 a 1991. Dentro os mais conhecidos estão Mauro Silva, Pintado, Gil Baiano, Alberto, dentro outros.

Depois de um longo período afastado dos holofotes, com muitas dificuldades financeiras em função de más administrações e em queda brusca de divisões tanto no futebol estadual quanto no nacional, chegando a estar prestes a fechar as portas, em 2005 já sob o comando de Marcelo Veiga o Bragantino voltou a almejar maiores objetivos, sendo campeão paulista da série A2, a 2ª divisão do futebol paulista, título que já comemorara em 1965 - na época chamada de 1ª divisão.
A divisão principal era chamada de Divisão Especial - com muita euforia, pois em 1966 seria a primeira vez que a equipe chegaria à elite de São Paulo.

Em 2006, foi vice-campeão da Copa Federação, o que deu o direito à disputa da série C do Brasileiro em 2007, campeonato em que conquistou o título, fechando o ano passado com chave de ouro, pois já ficara em 4º lugar no Paulistão, impondo muitas dificuldades ao campeão Santos na semifinal.

Neste ano de seu octagenário, o Bragatino disputará o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Série B, com perspectivas de voltar a ser um dos candidatos aos principais títulos do futebol brasileiro.

Nenhum comentário: