Os campeonatos nacionais séries A e B chegaram às suas fases finais e como sempre, continuam imprevisíveis, principalmente por serem disputados no sistema de pontos corridos, formato que reservas emoções para todas as equipes até a última rodada e que o torcedor brasileiro vai se acostumando e pegando gosto cada vez mais. A exceção é o Corinthians, que praticamente já pode ser considerado campeão e o CRB, quase rebaixado na Segunda Divisão.
Faltando nove rodadas para o término do Brasileirão, na parte de cima da tabela, Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, São Paulo e Flamengo brigam pelo título ou ao menos para ficar no G4 e chegar à cobiçada Copa Libertadores. Lá em baixo a batalha é ainda mais aguda entre Ipatinga, Vasco, Portuguesa, Atletico-PR, Fluminense, Náutico, Figueirense e Santos, ou seja, do 20º ao 13º colocado.
Há ainda o pelotão do meio, formado pelos clubes que praticamente já garantiram vaga na Copa Sul-Americana, mas que ainda têm uma gota de esperança em classificar-se para a Libertadores. Desse grupo, fazem parte, do 6º ao 10º, Botafogo, Coritiba, Goiás, Vitória e Internacional.
Ainda faltam Sport e Atlético-MG, 11º e 12º, respectivamente. Os pernambucanos, já estão com a vaga na Libertadores assegurada por terem sido campeões da Copa do Brasil. Aos mineiros, com 37 pontos, 15 atrás do São Paulo, resta conseguir uma vaga na Sul-Americana. Como o Sport disputará a Libertadores, há uma vaga da Sul-Americana aos times que lutam contra o rebaixamento, atualmente ocupada pelo Santos.
O Campeonato deste ano já mostrou o quanto é difícil fazer prognósticos e seria muito arriscado apontar o que acontecerá. Apenas podemos destacar o que a tabela reserva. Teoricamente a seqüência do Grêmio é a mais fácil, mas ainda não vejo o time gaúcho com pinta de campeão, principalmente após os tropeços recentes quando teve a chance de disparara na liderança.
No entanto, já no próximo domingo há um jogo para “parar” o Campeonato: Palmeiras e São Paulo, que vêm crescendo na competição, voltam a se enfrentar no Palestra Itália após o polêmico embate na semifinal do Campeonato Paulista. Uma vitória num duelo como esse eleva significativamente a moral de todo o clube e sua torcida e acredito que quem vencer dará um grande passo rumo ao título.
Como já citamos, na Série B, embora o Corinthians já tenha praticamente garantido o título e o CRB já possa ser considerado rebaixado, os demais clubes se digladiam por uma vaga no G4 ou para escapar do rebaixamento (Marília, Gama, Criciúma, Brasiliense, América-RN e Fortaleza, do 19º ao 14º).
Pela briga por uma vaga à Primeira Divisão, Avaí, Santo André, Barueri, Vila Nova, Bragantino e Ponte Preta, do 2º ao 7º colocado, têm seqüências difíceis de jogos, mas ainda chances de classificação. Portanto, ainda é muito possível ao Braga pensar em Série A. Pelas contas, basta vencer cinco dos oito jogos que restam. Vamos torcer!
Na Série C, também está tudo embolado, mas apenas a última fase, que envolve oito equipes, está sendo decidida por pontos corridos, o que mudará a partir de 2009 quando nossa Terceirona terá 20 equipes, que se enfrentam em dois turnos, tal como em suas duas divisões superiores.
Dadas as cartas na mesa, façam suas apostas!
Pitaco
Como me alonguei na questão do Campeonato Brasileiro, que acho muito mais interessante, vou dar apenas um pequeno comentário com relação à Seleção Brasileira: Como os craques ainda continuam fazendo a diferença no futebol... Ainda bem que temos Kaká.
Nenhum comentário:
Postar um comentário